quinta-feira, 26 de março de 2015

PÁSCOA



Cada ano que passa, na Páscoa, o motivo real da data está casa vez mais esquecido e o supérfluo em alta!
Estamos a pouco mais de uma semana da data e só que se pensa e fala é no valor dos ovos de Páscoa, mas o que tem mesmo a ver esses benditos ovos de chocolate com a data?
Aliás, ovos caríssimos, leio uma matéria no jornal “O Estado de São Paulo” que diz que os valores dessa iguaria chegam em muitos casos a custar mais de R$ 100,00 o quilo. Numa época de crise como a que estamos acredito que nesse ano a ganância dos comerciantes deve ter sido um tiro no pé, pois ao adentrar um grande supermercado varejista me deparei com as prateleiras abarrotadas.
Normalmente nessa época já seria uma correria pra garantir o doce da garotada, mas não me parece que seja esse o caso de momento, se caminhar para o lado que está indo teremos promoções de baciada de ovos de chocolate após a Páscoa!
Ruim por um lado, pode ser bom para outro, a bancarrota nas vendas dos gananciosos comerciantes pode dar vazão a parte reflexiva da data e porque não dizer do momento em que nos encontramos.
Falta amor e caridade nesse mundo atual, o individualismo está tão incrustado nas pessoas que o desrespeito parece ser marca exigida para ser uma pessoa de “destaque” nos meios em que vivemos!
Podemos ver isso, o individualismo claramente no convívio direto, hoje em dia as pessoas ficam mais teclando no celular do que conversando com o indivíduo ao lado, às vezes dentro de nossas próprias casas! Parece que cada um vive sozinho no seu mundinho e pouco se importa com os outros e assim deixamos de socializar com as pessoas a nossa volta.
Mas como era a Páscoa antigamente, donde surgiram os ovos nessa história?
Não vamos falar da Páscoa judaica porque senão iremos muito longe, mas da Páscoa Cristã, que apesar de intimamente ligadas são fatos diferentes da história!
Uma definição, correta a meu ver, que ouvi á pouco tempo é que na Páscoa de antigamente se celebrava a ressurreição de Cristo, hoje se comemora o coelhinho da Páscoa, o feriado prolongado e as vendas no comércio!
Segundo as comemorações Anglo Saxônicas para a deusa germânica da fertilidade, no equinócio da primavera, o coelho simbolizava a fecundidade. Nessa celebração as pessoas se presenteavam com ovos de cores fortes representando o brilho da primavera!
Os cristãos primitivos foram os primeiros a dar ovos coloridos simbolizando a ressurreição de cristo, o renascimento para uma vida nova! Na Europa costumava se colocar mensagens nos ovos para dar aos amigos e na Armênia decorava se os ovos (vazios) com figuras de Cristo e Maria.
O Chocolate entre nessa história pelas mãos dos Maias e Astecas que o consideravam sagrado, dizem alguns que era usado até como moeda.
Da junção dessas crenças e tradições acabou surgindo o ovo de chocolate, mas me parece que estamos voltando no tempo e o transformando em algo sagrado (pro comércio é lógico), dá pra ser dizer que não há preço que o pague (de caro que está)!


quarta-feira, 18 de março de 2015

IMPEACHMENT



Os erros da população nas eleições refletem de médio a longo prazo de acordo com aos políticos eleitos!
Alguns se sentem tão seguros em cometer desvios debaixo dos olhos dos incautos eleitores que custa a acreditar na cara de pau, ou realmente eles têm certeza que somos completos idiotas (o que não está longe da verdade).
Essa onda de protestos a favor e contra a Presidente Dilma Roussef nada mais é do que resultado de nossas escolhas equivocadas e pensamento de muitos de que a política pouco interessa e não estão nem ai com nada!
Infelizmente a política está preocupada conosco e sim, ela está intimamente ligada a tudo o que vivemos. Talvez se a população se conscientizasse disso, não fizesse tantas besteiras nas urnas!
Não vou aqui ficar defendendo um lado ou outro, PT, PSDB, PQP..., tudo a mesma coisa, todos infestados de corruptos e maus gestores, isso não quer dizer que não existam bons políticos, eles existem, mas em número diminuto, é como se diz, dê dinheiro ou poder a uma pessoa e verá o seu verdadeiro caráter, infelizmente poucos se salvam.
Da mesma forma como pedem a deposição da Presidente, eu gostaria de saber por que não se revoltam com as barbaridades que o Sr. Alckmin faz no governo Paulista!?
Enfim não há moços nem mocinhos, muito menos protesto apartidário, nisso nossa população mostra como são puros, caem muito fácil na lábia de larápios.
Vi nesses protestos muitas pessoas que param em fila dupla, estacionam em vagas de deficientes e idosos, cometem muitas outras irregularidades e quando questionados dizem que fazem porque todo mundo faz, depois querem exigir moralidade?
Pior é ver pessoas antes tidas por mim como esclarecidas, defender intervenção militar, golpe, incrível ver que depois de tudo que se soube e viu das ditaduras na nossa América Latina, pessoas vir a pedir a sua volta!
Espero que o brasileiro abra o olho e comece a enxergar que o erro começa aqui embaixo e não lá em cima como se pensa, comece a pensar no todo e não só no próprio umbigo, dessa forma na hora de votar também votar pensando em todos e não nos “espelhinhos” que recebem em troca do voto pensando só no seu bem e que dane se o resto.
De resto, que aqueles pegos em corrupção sejam condenados, devolvam o nosso dinheiro e mofem na cadeia, sejam de que partido for, e vamos parar com essa bobagem de tentar dividir o país em ricos e pobres, pretos e brancos, héteros e homossexuais, todos somos vítimas, só não enxerga quem não quer!