terça-feira, 6 de dezembro de 2016

NATAL DA TURMA DA MÔNICA

Quando chega essa época do ano me dá uma saudade dos meus tempos de criança, de como tudo era tão mais simples e inocente e de como a família se reunia para as festas de fim de ano, nunca esqueço também o primeiro desenho que assisti da Turma da Mônica, e naquele tempo foi mágico, muitas pessoas ainda guardam na lembrança o Natal da Turma da Mônica, esses dias bisbilhotando com meu sobrinho assistimos juntos e que legal ver que ele com seus cinco anos também se encantou e cantava junto a música "Feliz Natal pra todos, Feliz Natal...", muito bom recordar!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Breve Resumo 2016

Chegamos a dezembro, Natal batendo as portas, apesar que com a crise do nosso país nem parece, as lojas estão mais paradas que processo na mesa de juiz, o que num certo ponto acho bom, não pelo desemprego e a recessão, mas pelo motivo de que talvez se esquecendo um pouco do lado capitalista da festa, as pessoas passem a se preocupar mais com o lado espiritual.
Pensando num resumo de tudo que aconteceu nesse ano até o momento, foi um ano pra lá de conturbado, seja na seara política, econômica, cultura, enfim, em todos os setores!
O processo de impeachemant da presidente Dilma e a posse de seu vice, Michel Temer, deu um pouco de esperança para alguns poucos incautos, pra mim foi a troca de seis por meia dúzia, vejo todos apedrejando o PT como se fosse o único responsável pela derrocada de nosso país, mas também me impressiona a cegueira da maioria ou a não vontade de aceitar que todos os partidos sem exceção são culpados pela corrupção que nos assola.
Aliás, verdade seja dita os grandes culpados somos nós mesmos, a população é responsável! É contra um corrupto porque hoje o que ele fez está penalizando a todos, mas na hora de votar, vai as urnas e vota em peso em outro corrupto, mesmo sabendo disso, simplesmente porque ele é do partido contrário, e depois quer ter razão??
Na parte econômica, por aqui vamos de mal a pior, por mais que se diga que o problema seja apenas de confiança, não é!
E as mudanças necessárias para ajustar as contas são sempre em cima da população, mas os verdadeiros perdulários continuam mantendo os seus benefícios e aumentando seus salários enquanto falam em congelar o salário do povo e aumentar impostos, impostos que nunca retornam como deveriam, quando retornam lógico.
No mundo a eleição de Donald Trump parece ser um retrocesso, vamos esperar realmente o começo de seu governo, mas o que se esperar de um governante que se demostrou durante toda a sua campanha ser uma pessoa racista, demagógica e populista?
O Brasil finalmente conseguiu realizar as suas Olimpíadas, a Rio 2016 apesar de tudo o que se dizia foi muito bem, não demos o vexame esperado na organização, não se pode dizer o mesmo nas competições, infelizmente o esporte no Brasil é tratado com desdém, os nossos atletas fazem milagres com o que recebem de ajuda nesse país, não é nossa cultura investir em esporte, como também não é na educação, saúde, segurança...
Perdas: o ano foi de perdas sentidas em todos os campos, seja na música, literatura, política, tv ou cinema, nomes como Antonio Pompêo, David Bowie, Alan Rickman, Glen Frey, Ettore Scola, Umberto Eco, Naná Vasconcelos, Gene Wilder, Johan Crujiff, Carlos Alberto Torres, Bud Spencer, Cauby Peixoto, entre outros deixaram saudades.
A morte de Fidel Castro aos 90 anos e também o desastre com o avião da equipe de futebol da Chapecoense impactaram o mundo nesse fim de ano



quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ELEIÇÕES 2016

Faltando 04 dias para as eleições municipais, o que mais se vê pelas ruas é o desânimo quanto a probabilidade de renovação nos cargos de vereadores e prefeito nas principais cidades do país.
De alguns anos para cá, só de assistir (olha que evitei!) a propaganda eleitoral, fica evidente que tudo virou um circo. É só observar as caricaturas de pseudo representantes do povo que aparecem a cada pleito e fica claro que ou fazem por pura zuação ou são completamente sem noção mesmo!
Os que tentam mostrar um pouco de seriedade também, apesar da boa vontade, se mostram completamente despreparados para o cargo (seja para vereador ou mesmo prefeito).
E tudo isso resulta no próprio desempenho do legislativo atual, quando da necessidade de se discutir ou de apresentar qualquer projeto que seja, são pessoas sem o mínimo de cultura para dialogar e vencer uma discussão com argumentos bem fundamentados, isso quando há projetos a serem apresentados!
Tenho visto muito também, candidatos que ao invés de apresentar propostas, preferem distorcer informações, fazer acusações infundadas até ofender familiares de outros candidatos ou servidores públicos, simplesmente por eles trabalharem em órgão público.
Isso já demonstra a total falta de competência para exercer o cargo pleiteado, como também falta de caráter, não se vence uma eleição denegrindo outros, mas sim mostrando trabalho por uma comunidade ou pelos cidadãos, na verdade o que se vê mesmo no fundo no fundo é um bando de gente querendo se eleger para encostar o corpo ganhando um bom salário e sem fazer nada de impactante que mude pra melhor a situação dos cidadãos.
Prefeitos então, só aqui na nossa cidade temos um respondendo a vários processos e com determinação da justiça pra devolver aos cofres públicos mais de R$ 390 milhões (apesar de que, enquanto não transitar em julgado até a última instância, sempre existe a presunção de inocência) e outro com várias empresas herdadas, mas com sonegação fiscal de milhões, outro que é Comunista, mas que trabalha pro Capitalismo(representante comercial), outro que já virou mito como eterno candidato, mas não se elege nem suplente a vereador e por ai vai!!
Enfim, espero que a população analise bem caso a caso e tente escolher candidatos um pouco mais qualificados para tentar mudar um pouco o panorama em que estamos e não brinquem com o seu voto, pois por mais que não goste de política e políticos, são eles que determinam o rumo de sua vida e de sua família, quer você goste ou não e é com seu voto que você dá aval pra que isso aconteça!




sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Olimpíadas (2)


Acompanhando as Olimpíadas e analisando os resultados dos brasileiros nos diversos esportes, mais uma vez vemos a quantas anda o investimento em esporte no país!
Infelizmente não conseguimos acompanhar nem de perto as grandes potências, vendeu –se muito a imagem de que seria essa a melhor performance dos atletas brasileiros em todas as Olimpíadas até aqui disputadas, mas como exigir tudo de quem não tem nada??
Tirando o Vôlei e o futebol (masculino, porque o feminino passa o chapéu também), que são mais estruturados e tem bons orçamentos, todos os outros esportes são semi profissionais ou completamente amadores.
O que falar do basquete feminino por exemplo, um time que outrora era destaque com Paula, Hortência, Marta, Nádia, Janeth, entre outras mais, hoje não é nem sombra do que foi um dia, aliás nem sei mais (e eu era fanático, sempre acompanhei) quais e quantas são as equipes de basquete feminino no Brasil.
Nunca foram muitas é verdade, mas havia investimento, pelo menos na renovação, lembro que em Piracicaba, desde a época da Unimep, depois BCN, havia escolinhas, diversos núcleos espalhados nas escolas da cidade e comandadas pelas próprias jogadoras, que em sua maioria estudavam educação física, dessas escolinhas eram escolhidas as melhores que iam para o mini mirim, depois passavam para o Mirim, Infantil, Juvenil até chegar ao adulto!
Até bem pouco tempo atrás, algumas jogadoras da seleção haviam saído dessas escolinhas de Piracicaba, mas isso acabou, não existem mais escolinhas, nem a TV acompanha mais o basquete feminino, os times mal têm patrocínio, então como criticar a seleção após perder suas 04 partidas nas Olimpíadas?!
E por assim vai  nos outros esportes também, atletismo, tênis de mesa, natação, boxe, em quase todos os casos os atletas na verdade quase que pagam para competir, chegando a ponto de uma campeão olímpica pedir doações na internet pra poder conseguir treinar e tentar chegar as Olimpíadas(no caso, acabou por se aposentar e desistir desse sonho de disputar a competição em seu próprio país!)
Diferentemente dos outros países que investem no esporte desde a tenra idade, lá na escola mesmo, quando vamos entender que tem que se investir em educação, esporte (e saúde que está mais que intimamente ligada ao esporte), para criar antes de mais nada cidadãos e depois com o correr natural do tempo campeões?
Enquanto não se mudar esse panorama continuaremos sonhando (só sonhando, porque hoje vemos que é um pesadelo) que um dia iremos disputar de igual pra igual com as grandes potências, pra que isso aconteça um dia, precisamos mudar principalmente nossos governantes com sua mentalidade retrograda!





sexta-feira, 15 de julho de 2016

OLÍMPIADAS

Sempre fui fã de esportes, praticar nunca fui muito bom em nada, mas assistir...
A primeira grande competição que me lembro de assistir por inteira foi a Copa do Mundo de 78, apesar de que na de 70 minha mãe dizia que enquanto todos queriam assistir eu ficava atrapalhando, mas eu era muito novo e nem me lembro bem dessa!
As olimpíadas de Moscou em 80 me deixaram encantado! Pela primeira vez eu acompanhava uma competição com todos os tipos de esportes possíveis e existentes pelo que eu sabia da época. Quanto torci para o vôlei e o basquete, com atletas como Marquinhos, Marcel, Carioquinha, Oscar, Bernard, Moreno, Renan, e o que falar de João do Pulo no salto triplo que ficou com o bronze após ser “roubado”, pois chegou a fazer um salto fantástico que lhe daria o ouro, mas o fiscal acusou a queima no salto.
Na ginastica artística a minha musa, Nadia Comaneci, eu parava qualquer coisa só para vê-la em ação.
O tempo foi passando e eu sempre sonhei em assistir as olimpíadas ao vivo e a cores, mas não por televisão, ali no ginásio mesmo, nas quadras e infelizmente quando isso parecia possível, pois será no Brasil, a sensação é de vergonha pelo que vejo acontecer por essas terras!
Como sempre nesse país, tenta se vender a imagem de um país que investe no futuro e no esporte. Maior balela, aqui quem pratica esporte é na raça mesmo, sem ajuda nenhuma e sem incentivo do governo.
O basquete do Brasil, que já foi Bicampeão Mundial no masculino e Campeão Mundial no Feminino está jogado às traças, principalmente o feminino que inexiste. Patrocínios? Nada!
Atletismo então, melhor nem comentar se tivermos duas pistas de atletismo em condições nesse país de dimensões continentais é muito. As pessoas que fizeram a história do esporte nacional raramente são lembradas, os que são chamados a representar o país para divulgar esse evento que deveria, isso mesmo deveria, ser um marco para o esporte brasileiro em nível mundial são “cantores sertanejos”, dançarinas de funk, pseudos celebridades que nunca fizeram nada por esse país ou pelo esporte nacional!
Isso sem falar nas obras mais que superfaturadas e que serão entregues inacabadas e depois serão abandonadas como tudo nessas terras.
Nas últimas estimativas, foram gastos R$38,26 bilhões de reais (desviados seria o mais correto dizer), enquanto isso o Rio de Janeiro que será a sede dessas olimpíadas, como o restante do país, continua com falta de segurança, transportes ruins, transito caótico, saúde na UTI, sem um mínimo de saneamento básico decente, escolas sucateadas entre outros problemas.
Pra minha tristeza aquela festa que eu sempre sonhei em ver de corpo presente, hoje não penso nem em assistir pela TV, não há o que festejar e sim lamentar!!





quinta-feira, 23 de junho de 2016

CANDIDATOS

O ser humano já não me surpreende há um bom tempo!
Estou vendo nos últimos dias como as pessoas podem ser baixas ao ponto de criar fatos, intrigas e até acusar de crimes que não ocorreram outras pessoas, simplesmente com o intuito de conseguir angariar votos para se encostar na vida política e ganhar um bom dinheiro sem fazer nada, apenas enganando as pessoas ignorantes!
Ignorantes no sentido de que ignoram como funcionam as coisas e não no sentido pejorativo que normalmente é usada a palavra.
Tanto é que “defendem” o fim da gastança, mas na hora de propor uma diminuição no salário a primeira coisa que sai é “calma, não é bem assim...”
Distorcer dados, citar empresas e pessoas que sequer cometeram algum ato ilícito hoje é motivo de aplauso, isso porque a grande maioria nem sabe como se toca o bonde, parece que todo mundo entende de contabilidade pública, licitação, e se algum órgão como por exemplo o Tribunal de Contas disser que está tudo certo, pronto, o Tribunal está comprado, deve estar recebendo também!!
Como é fácil acusar, quando e se alguém tenta argumentar com subsídios já é defenestrado como se fosse baba ovo, puxa saco, ou qualquer outro adjetivo, vamos pensar povo, se informar para parar de falar bobagens, isso evita problemas futuros sabiam??
Enfim, gostaria muito, mas muito mesmo que esse tipo de gente se elegesse, só pra ser obrigado a voltar para aquele povo que votou nela(pessoa) acreditando que ela era a paladina da justiça e ter que se explicar dizendo que falou um monte de asneiras, quando chegou lá viu que não era nada daquilo, eu ia adorar ver isso!
Não discuto aqui a qualidade do trabalho dos políticos atuais, até porque, se o trabalho que fazem é ruim a culpa é nossa (sim, de todos nós) que não sabemos cobrar, exigir de forma correta as nossas necessidades, e quando digo nossas necessidades eu digo da comunidade, bairro, etc.
Se os atuais eleitos estão há tempos no cargo é porque alguém eles estão atendendo, nos seus gabinetes todo dia tem gente solicitando algo, seja em benefício próprio ou de alguém. Se essas solicitações são pífias é daí que saem os projetos que eles apresentam, será que dá para entender então?
Enquanto você fica ai sentado reclamando tem gente que está indo atrás exigir, pedir e sendo atendido de alguma forma, provavelmente essa solicitação não seja aquilo que te favoreça, por isso não agrada, que tal fazer a mesma coisa?






sexta-feira, 6 de maio de 2016

QUAL O RUMO?

Na situação conturbada em que se encontra nosso país, as vésperas de um impeachment da Presidência da República, é claro que não só o Governo Federal está em maus lençóis, o Governador Geraldo Alckmin também está sendo cobrado pelo TCE por pedaladas fiscais!
Interessante ver que o mesmo ainda quis participar de passeata contra a Presidente sendo que ele cometia as mesmas irregularidades no nosso Estado, além de outras acusações em que ele está sendo implicado (desvio na merenda por exemplo) e ai fica a pergunta, porque a nossa população e os jornais não dão o mesmo tratamento que dão a Presidente ao também irresponsável Governador do Estado de São Paulo?
Não vejo panelaços, não vejo nossos Deputados Estaduais comprometendo - se a responsabilizar os culpados por desvios e malversação do erário público, afinal as leis não são iguais e para todos?
Assim como quero honestidade no Governo Federal quero também no âmbito Estadual e Municipal porque não?
Onde estão as associações comerciais, os maçons, sindicato das industrias dentre outros nesse caso? Ai tudo bem, não tem problema?
Infelizmente tudo que vejo nesse país de errado é culpa de certa forma de nosso próprio povo, que para irregularmente em vaga de deficientes e idosos, avança no sinal vermelho, quase atropela quem está atravessando na faixa de pedestre a ainda profere palavrões pelo cidadão ter tentado atravessar a rua frente ao seu possante, que falsifica carteira de estudante para pagar meia entrada, fura a fila do banco, e quando alguém se apresenta contrário a tudo isso é chamado de otário, porque todo mundo faz e ele não!
O atual congresso com seus mais de 200 deputados sendo investigados ou respondendo processos por corrupção, nossa presidente, o governador de São Paulo são sim representantes do nosso povo a imagem e semelhança, afinal nós mesmos escolhemos nossos representantes, ou não??
O cidadão brasileiro não vota pensando no bem comum, vota pensando no benefício próprio, ainda que seu interesse prejudique outros, como querer um país justo de não se tem unidade, a preocupação com um todo?
Sempre escuto aquela ladainha que o Brasil é o país do futuro, futuro pra quem cara pálida? Enquanto não se mudar a mentalidade (e sem educação fica mais difícil essa mudança) não vejo um futuro promissor para nós não, espero estar muito enganado.







quarta-feira, 30 de março de 2016

RÁDIOS

A natureza se prepara pra renascer(outono), tempo de fazer o futuro, crescer, melhorar e viver...”
Isso é uma parte de uma vinheta das estações que a Rádio Globo costumava colocar no ar, a cada nova estação uma vinheta, daquelas que ao ouvi-la você se sente mesmo na época!
As rádios mudaram muito nos últimos tempos, pra ser honesto, hoje pouco ou quase nada do meu tempo destino a ouvi-las, muito em parte por suas programações péssimas, poucas se salvam, dentre elas ainda uma Globo, Bandeirantes, Joven Pan na AM, FM nem pensar, mais na parte de jornalismos mesmo, porque no entretenimento está difícil de aturar.
Sempre gostei de rádio, meu pai foi radialista e havia um tempo que as pessoas, apesar da televisão não largavam o rádio, fiel companheiro de todas as horas.
Diziam os grandes comunicadores que o bom rádio se destina a proporcionar informação, educação, cultura e divertimento de boa qualidade, para ser radialista antigamente era primordial ter uma voz bonita, vocabulário impecável e carisma para prender a atenção do ouvinte!
Se alguém encontrar alguém assim nas rádios me avisa, porque é espécie rara e em extinção, hoje qualquer um toma os microfones, fala qualquer bobagem e ainda se diz de imprensa! Sinal dos tempos de mediocrização da nossa sociedade.
Músicas então, nem comento, pois acho que nunca presenciei tanta porcaria, incrível é que exista público para escutar o lixo que se toca hoje, que saudades do tempo que com uma letra singela e simples se fazia de uma música quase que um poema, ou usava se a música para protestar e exprimir de forma séria ou cômica mesmo os descontentamentos, quanto as injustiças, seja de ordem social ou institucional.
Uma pena o que se faz com esse invento que originalmente foi de um brasileiro, o padre gaúcho Landell de Moura, mas que por falta de confiança em seu trabalho acabou ofuscado pelo italiano Guglielmo Marconi que conseguiu patentear sua invenção primeiro!
Conta-se que certa vez, procurou o Presidente da República para demonstrar o seu invento e assim conseguir ajuda para patenteá-lo, queria que lhe fossem cedidos dois navios que seriam colocados a certa distância na Baia do Rio de Janeiro para que se comunicasse um com o outro sem ajuda de fios, através das ondas de rádio. Atendido por um dos aspones (assessor de por.. nenhuma) do Presidente, este levou a proposta ao Presidente dizendo se tratar de um padre maluco que estava no saguão esperando a resposta, sendo assim foi logo despachado com uma desculpa esfarrapada.
Se é mais ou menos assim que são tratados ainda hoje os estudiosos e cientistas nesse país, imagina quem tenta ter e trazer um pouco de informação as pessoas? Talvez por isso o rádio esteja tão ruim hoje em dia, falta de credibilidade!