terça-feira, 23 de setembro de 2014

PRIMAVERA



Finalmente chega a estação mais florida, a primavera!
Depois de um inverno que para alguns foi um dos mais quentes dos últimos anos e uma estiagem catastrófica pelo menos para o Estado de São Paulo, a primavera chega prometendo chuvas dentro do normal, o que não refresca muito a situação da falta de água.
A primavera começa no dia 23 de setembro e se estende até o dia 21 de dezembro aqui no hemisfério sul, ou melhor, começa no equinócio de setembro e termina nos solstícios de dezembro, já no norte ela se dá entre 21 de março e 21 de junho.
Equinócio vem do latim e significa “noites iguais”, em suma é quando o dia e a noite tem a mesma duração, já o solstício(do latim “que não se mexe”) é quando o sol durante seu movimento na esfera celeste, atinge a maior inclinação em latitude medida a partir da linha do equador.
Primavera é uma estação que colore as nossas vistas, nos faz mais leves, traz alegria, que gostoso sentir o cheiro das flores, ouvir os pássaros cantando, sentir o cheiro da chuva!
Infelizmente o homem está acabando com o clima, devastando a natureza e com isso pagamos o preço pelos maus tratos ao meio ambiente.
Gostaria que o homem ao invés de ser esse ser arrogante e que pensa que tudo pode e nada lhe impede, fosse como “Tistu o menino do dedo verde”, alguém se lembra desse livro??
Tistu foi escrito por Maurice Druon e era um menino que tinha um dom especial, sempre que tocava uma semente adormecida ela acordava e nasciam flores.
Percebeu com isso que poderia transformar todos os lugares em um lugar melhor, assim como a primavera que transforma as agruras do inverno em natureza renovada.
 Que seja assim a nossa primavera, bem como nossa vida, um renascimento para as coisas boas e alegres e que nos faça sentir o gosto de viver o dia a dia como algo abençoado, pois sinto que as pessoas hoje vivem por viver, como se fosse um carma, uma coisa chata e entediante!
Penso que não estamos aqui apenas pra ocupar espaço nesse mundo, todos temos uma missão e torná-la divertida ou não depende única e exclusivamente de como encaramos essa missão, portanto viva a vida como se fosse a mais linda primavera.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

PICOLÉ



O delegado de classe especial da Polícia Civil José Geraldo de Camargo, falecido em 19 de fevereiro de 2007, uma segunda feira de carnaval aos 68 anos em São Paulo, tinha um tiro certeiro, mas seu tiro era em direção aos gols adversários, pois Geraldo, ou melhor, Picolé, foi um grande centro avante da década de 60!
 Picolé começou a jogar pelo São Bento de Sorocaba e durante a carreira teve passagens pela S.E Palmeiras, XV de Piracicaba e Vasco da Gama pelo qual foi campeão do Torneio Rio São Paulo de 1966.
Picolé também chegou a defender a Seleção Brasileira no “I Campeonato Sul Americano de Acesso”, no ano de 1962 onde o Brasil foi campeão vencendo o Chile por 3x2, Paraguai por 3x2, empatou com a Argentina em 0x0 e vencendo no último jogo a Seleção do Peru por 3x1, nesses jogos Picolé marcou 2 gols!
Foi o autor do gol de acesso do São Bento a principal divisão Paulista em 62, sendo o artilheiro com 14 gols e é considerado até hoje um dos maiores jogadores da história do time sorocabano, segundo se conta suas cinzas foram jogadas no antigo campo do azulão, o Estádio Humberto Reale.
Picolé também tem uma história riquíssima com o XV de Piracicaba, no ano de 1961 foi contratado no 2° turno do Campeonato Paulista e marcou 6 gols, voltou no ano de 1965, infelizmente para uma passagem triste da história do Nhô Quim, pois nesse ano o alvinegro acabou rebaixado, nesse ano Picolé marcou apenas 2 gols.
Porém ele voltaria a envergar a camisa zebrada no ano de 1967, nesse ano com um time que pode se dizer estelar, montado pelo Comendador D’Abronzo, com jogadores como Zé Carlos e Haroldo que foram Campeões Mundiais com o Santos F.C, Neves que vestiria a camisa da Seleção Brasileira em 1968, o gaúcho bom de bola Joaquinzinho(com passagens por Inter de Porto Alegre, Fluminense, Corinthians entre outros clubes), Picolé foi o artilheiro mor com 22 gols marcados no campeonato de acesso, o clube Piracicabano nesse ano ainda conquistou a Taça dos invictos com 22 jogos sem derrotas!
Quando se lembram dos grandes craques que passaram por Piracicaba, Picolé é lembrado com saudades por quem viu um XV destemido e valente como diz o seu hino, numa época de ouro do nosso futebol!



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014



As eleições estão logo ai, como decidir em quem votar?
Pensando pelo lado dos partidos, o PSDB de Aécio pensa exclusivamente nas grandes corporações, em grandes obras, tem uma visão voltada a uma elite e isso é ruim, porque ao governar tem que se lembrar que cerca de 80% da nossa população é pobre, diferentemente da afirmação do PT de Dilma que diz que aumentou a classe média brasileira!
O PT por sua vez caminha em direção contrária, pensa em agradar o povão, não que isso seja mal, pelo contrário.
O problema é que o nosso povo sempre teve tão pouco, que se contenta com qualquer agradinho, como diria um amigo meu, “recebem espelhinhos e ficam todos felizes”, como nossos indígenas na colonização.
Melhor explicando, o PT governa para o funcionalismo, já o PSDB para os patrões. Precisamos na verdade um meio termo entre os dois, pois enquanto o PT pensou nesses últimos 12 anos em fazer agrados ao povão, esqueceu se de estruturar a nação, com isso a competitividade nosso foi para as cucuias.
Como manter as benesses se as empresas perdem mercado a cada dia? Com o decorrer do processo o desemprego, a alta dos juros, gasolina, inflação e o nosso PIB em regressão vão deixar o país um caos!
Apelar para o arrocho salarial como é de praxe nos governos do PSDB também não é um caminho bem visto, afinal o que os tucanos fazem com o funcionalismo público é caso de polícia, desrespeito total, que o digam os professores por exemplo, tratados com desdém pelos governantes de alta plumagem!
Aliás, se for pensar em educação nenhum dos dois partidos tem muito a dizer, inclusive a tal progressão continuada, pra mim a pior idéia já implantada nesse país, que está criando um bando de analfabetos funcionais é uma herança dos governos tucanos!
E o PSB de Marina onde entra nisso?
Bom fica o medo de ter uma pessoa que não seja preparada para administrar, apesar de ter ocupado cargo como Ministra no governo Lula, mas mesmo que tenha tino pra isso, como vai ser o relacionamento com o congresso, onde precisa ter uma maioria pra poder governar?
Já vimos esse filme antes e acabou mal, mas todos se lembram do fim de certo jovem Presidente vindo das Alagoas ou não?
Enfim é ver o que as urnas nos apresentam, que os votos sejam bem pensados, pois a turbulência vai alcançar qualquer um que assuma o Palácio do Planalto, é torcer para estar bem preparado para passar por isso aquele que a população guindar ao mais alto cargo da nação.