terça-feira, 9 de setembro de 2014

PICOLÉ



O delegado de classe especial da Polícia Civil José Geraldo de Camargo, falecido em 19 de fevereiro de 2007, uma segunda feira de carnaval aos 68 anos em São Paulo, tinha um tiro certeiro, mas seu tiro era em direção aos gols adversários, pois Geraldo, ou melhor, Picolé, foi um grande centro avante da década de 60!
 Picolé começou a jogar pelo São Bento de Sorocaba e durante a carreira teve passagens pela S.E Palmeiras, XV de Piracicaba e Vasco da Gama pelo qual foi campeão do Torneio Rio São Paulo de 1966.
Picolé também chegou a defender a Seleção Brasileira no “I Campeonato Sul Americano de Acesso”, no ano de 1962 onde o Brasil foi campeão vencendo o Chile por 3x2, Paraguai por 3x2, empatou com a Argentina em 0x0 e vencendo no último jogo a Seleção do Peru por 3x1, nesses jogos Picolé marcou 2 gols!
Foi o autor do gol de acesso do São Bento a principal divisão Paulista em 62, sendo o artilheiro com 14 gols e é considerado até hoje um dos maiores jogadores da história do time sorocabano, segundo se conta suas cinzas foram jogadas no antigo campo do azulão, o Estádio Humberto Reale.
Picolé também tem uma história riquíssima com o XV de Piracicaba, no ano de 1961 foi contratado no 2° turno do Campeonato Paulista e marcou 6 gols, voltou no ano de 1965, infelizmente para uma passagem triste da história do Nhô Quim, pois nesse ano o alvinegro acabou rebaixado, nesse ano Picolé marcou apenas 2 gols.
Porém ele voltaria a envergar a camisa zebrada no ano de 1967, nesse ano com um time que pode se dizer estelar, montado pelo Comendador D’Abronzo, com jogadores como Zé Carlos e Haroldo que foram Campeões Mundiais com o Santos F.C, Neves que vestiria a camisa da Seleção Brasileira em 1968, o gaúcho bom de bola Joaquinzinho(com passagens por Inter de Porto Alegre, Fluminense, Corinthians entre outros clubes), Picolé foi o artilheiro mor com 22 gols marcados no campeonato de acesso, o clube Piracicabano nesse ano ainda conquistou a Taça dos invictos com 22 jogos sem derrotas!
Quando se lembram dos grandes craques que passaram por Piracicaba, Picolé é lembrado com saudades por quem viu um XV destemido e valente como diz o seu hino, numa época de ouro do nosso futebol!



Nenhum comentário:

Postar um comentário