terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NATAL

Natal é uma época que me deixa pensativo, fico relembrando os natais passados, comemorações pessoas queridas que de foram...
Não parece mais ser o que era, perdeu o encanto, virou mercantilismo puro há muito tempo e já há alguns anos vem sendo ignorado o verdadeiro significado principalmente pelos veículos de mídia.
Não sei se foram às pessoas que mudaram ou fui eu que mudei com o passar do tempo pra ter essa visão, mas não consigo sentir nos indivíduos a minha volta aquele chamado espírito de natal, salvo raríssimas exceções e essas exceções é que fazem a grande diferença!
Ainda há pessoas com amor transbordando e que nessa época consegue pensar nos mais necessitados ou naquelas pessoas invisíveis aos nossos olhos, pois a existência delas nos é um tapa na cara da nosso egoísmo, afinal hoje o pensamento comum é cada um cuida da sua vida e os outros que se lasquem, ou algo bem parecido com isso.
Menino Jesus?? Não, o astro como sempre é o velhinho rechonchudo e coberto de roupas de frio (nesse calor infernal aqui do Brasil), filmes na TV sobre a data? Na Tv aberta nem pensar e quando se lembram do verdadeiro aniversariante tem canal que coloca algo relacionado a sua morte e não o nascimento, na verdade no Natal eu me sinto na Páscoa!
E a criançada de hoje que só pensa em coisas caras que não ajudam a utilizar a imaginação? Isso é o que mais se vê, mal sabem se divertir como fazíamos (ou eu fazia!) em nosso tempo, são vazias! Sei lá sinto que a vida em si esta se tornando muito chata e transformando as pessoas em pessoas chatas, sem encanto, sem futuro.
Será que tudo isso tem concerto? Será que um dia vamos voltar a sentir aquela nostálgica alegria, lembrar que alguém nasceu pra nos dar um rumo e mostrar que a felicidade existe e é alcançada de forma mais simples do que parece, simplesmente sendo bom com todos e ajudando sempre que possível sem esperar recompensa?

De qualquer forma ainda tento reviver esses sentimentos que tinha na minha infância e busco repassar aqueles que me são caros! Enfim, bom Natal a todos é que Jesus renasça nos nossos corações.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

INSPIRAÇÃO



O mundo está tão chato que falta assunto pra escrever!
Como assim, falta assunto?
Bom, sempre busco escrever sobre algo interessante, alguma curiosidade ou sobre atualidades, coisas que estão ocorrendo ao nosso redor e suscitam debates apaixonados, mas ultimamente os assuntos que caem na mídia são tão banais e esdrúxulos que me deixaram sem assunto!
Olha que isso é difícil, eu sempre me envolvo com assuntos que apaixonam e me prendem, mas a mediocridade se tornou tão natural nesses últimos tempos que as “notícias” que prendem o interesse das pessoas por exemplo é o de um pseudo humorista que traiu a esposa também humorista, de uma “cantora” de quinta categoria que pula no colo do fotógrafo em sessão de fotos e por ai vai, coisas de suma importância que vão mudar nossas vidas.
Isso sem falar nos escândalos de corrupção que mudam de empresas ou estatais mas são sempre os mesmos personagens e partidos políticos(na verdade todos) envolvidos.
Não sei se a vida das pessoas está tão raza e pobre de sentimentos e realizações ou se a mudança de pensamento sobre o que é relevante é que fez isso, mas honestamente isso me tirou a inspiração momentaneamente.
Então falar sobre o que?
Música? Melhor não, também está em baixa, não há novidades que valham a pena debater, na verdade existe coisa boa sendo produzida e cantada, mas isso não se encontra no “The Voice”, qualidade não dá dinheiro, isso comprovo através de amigos e conhecidos com talento que buscam espaço, mas não tem muita chance com a cultura musical que está se criando esse país!
Muitos vão me crucificar, mas as músicas antigas são infinitamente melhores do que essas porcarias que estão sendo lançadas hoje em dia, principalmente no Rock e na MPB!
Novelas? Não é minha praia, e também o enredo de todas pra mim parecem sempre o mesmo, pura enrolação e a tentativa de criar uma familiaridade com aqueles que a assistem que não é real.
Acho mesmo que vou voltar e me enterrar em alguns livros pra extrair coisas boas, ficção, romance ou biografias, seja lá o que for, pelo menos minha mente viaja um pouco e saio desse marasmo que estão se tornando os dias com tanta irrelevância e banalidade correndo à solta.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 DE OUTUBRO- DIA DO PROFESSOR



Quantas pessoas hoje em dia se lembram do dia do professor?
Ser professor antigamente era sinônimo de status, sabedoria, respeito, talvez mais que isso, ser professor era um sacerdócio! Hoje ser professor é ser humilhado, desrespeitado, tratado como um dos últimos na escala de importância de empregos.
Minha primeira escola foi o Sud Mennucci, lembro até hoje com muito carinho das minhas professoras de primário, Dona Therezinha, Dona Dirce, Dona Anita, Maria Helena...
Tinha um professor de matemática no ginásio que era um terror para os alunos, mas de uma sabedoria incrível o seu Otávio, e o que falar de seu Argemiro professor de português???
Do primário a faculdade todos deixaram e compartilharam um pouquinho de seus conhecimentos e seu amor a profissão, infelizmente poucos reconhecidos como deveriam!
Se hoje sou alguma coisa como pessoa devo a eles, mas também tive o prazer de nascer e viver numa família de professores, de minha mãe a tios, tias e primos, por isso nada mais justo que renda homenagens a todos, apesar dos estudos e escolas estarem em baixa, pois muitos querem ser algo na vida sem se sacrificar, sem estudar, e sem estudos não se chega a nada!
Vejo debates nas televisões com candidatos a presidência sem falar uma linha de seus programas (se é que os tem!) de como melhorar a educação e valorizar os professores, mas educação nunca foi prioridade, haja vista o que faz o governo de São Paulo com a bendita progressão continuada e o salário mais que defasado que paga aos professores da rede estadual.
O que me espanta é saber que mesmo assim, o atual governador foi reeleito com votação maciça, a segurança uma lástima, saúde uma piada, planejamento para os recursos hídricos inexistentes (se começar a falar do Cantareira então vou longe!), escolas sucateadas e nível de qualidade na educação caindo ano a ano.
Como dizem, “cada povo tem o governo que merece”, e isso é um reflexo exatamente disso, da falta de educação e senso crítico, um povo sem conhecimento, sem educação é facilmente manipulado, é a forma mais antiga de se manter no poder, talvez por isso a falta de investimentos nos professores e nas escolas.
Enfim, apesar dos pesares, um viva aqueles que nos ensinaram, nos transmitiram conhecimento, ajudaram a pensar e abriram nossos olhos pro futuro!


terça-feira, 23 de setembro de 2014

PRIMAVERA



Finalmente chega a estação mais florida, a primavera!
Depois de um inverno que para alguns foi um dos mais quentes dos últimos anos e uma estiagem catastrófica pelo menos para o Estado de São Paulo, a primavera chega prometendo chuvas dentro do normal, o que não refresca muito a situação da falta de água.
A primavera começa no dia 23 de setembro e se estende até o dia 21 de dezembro aqui no hemisfério sul, ou melhor, começa no equinócio de setembro e termina nos solstícios de dezembro, já no norte ela se dá entre 21 de março e 21 de junho.
Equinócio vem do latim e significa “noites iguais”, em suma é quando o dia e a noite tem a mesma duração, já o solstício(do latim “que não se mexe”) é quando o sol durante seu movimento na esfera celeste, atinge a maior inclinação em latitude medida a partir da linha do equador.
Primavera é uma estação que colore as nossas vistas, nos faz mais leves, traz alegria, que gostoso sentir o cheiro das flores, ouvir os pássaros cantando, sentir o cheiro da chuva!
Infelizmente o homem está acabando com o clima, devastando a natureza e com isso pagamos o preço pelos maus tratos ao meio ambiente.
Gostaria que o homem ao invés de ser esse ser arrogante e que pensa que tudo pode e nada lhe impede, fosse como “Tistu o menino do dedo verde”, alguém se lembra desse livro??
Tistu foi escrito por Maurice Druon e era um menino que tinha um dom especial, sempre que tocava uma semente adormecida ela acordava e nasciam flores.
Percebeu com isso que poderia transformar todos os lugares em um lugar melhor, assim como a primavera que transforma as agruras do inverno em natureza renovada.
 Que seja assim a nossa primavera, bem como nossa vida, um renascimento para as coisas boas e alegres e que nos faça sentir o gosto de viver o dia a dia como algo abençoado, pois sinto que as pessoas hoje vivem por viver, como se fosse um carma, uma coisa chata e entediante!
Penso que não estamos aqui apenas pra ocupar espaço nesse mundo, todos temos uma missão e torná-la divertida ou não depende única e exclusivamente de como encaramos essa missão, portanto viva a vida como se fosse a mais linda primavera.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

PICOLÉ



O delegado de classe especial da Polícia Civil José Geraldo de Camargo, falecido em 19 de fevereiro de 2007, uma segunda feira de carnaval aos 68 anos em São Paulo, tinha um tiro certeiro, mas seu tiro era em direção aos gols adversários, pois Geraldo, ou melhor, Picolé, foi um grande centro avante da década de 60!
 Picolé começou a jogar pelo São Bento de Sorocaba e durante a carreira teve passagens pela S.E Palmeiras, XV de Piracicaba e Vasco da Gama pelo qual foi campeão do Torneio Rio São Paulo de 1966.
Picolé também chegou a defender a Seleção Brasileira no “I Campeonato Sul Americano de Acesso”, no ano de 1962 onde o Brasil foi campeão vencendo o Chile por 3x2, Paraguai por 3x2, empatou com a Argentina em 0x0 e vencendo no último jogo a Seleção do Peru por 3x1, nesses jogos Picolé marcou 2 gols!
Foi o autor do gol de acesso do São Bento a principal divisão Paulista em 62, sendo o artilheiro com 14 gols e é considerado até hoje um dos maiores jogadores da história do time sorocabano, segundo se conta suas cinzas foram jogadas no antigo campo do azulão, o Estádio Humberto Reale.
Picolé também tem uma história riquíssima com o XV de Piracicaba, no ano de 1961 foi contratado no 2° turno do Campeonato Paulista e marcou 6 gols, voltou no ano de 1965, infelizmente para uma passagem triste da história do Nhô Quim, pois nesse ano o alvinegro acabou rebaixado, nesse ano Picolé marcou apenas 2 gols.
Porém ele voltaria a envergar a camisa zebrada no ano de 1967, nesse ano com um time que pode se dizer estelar, montado pelo Comendador D’Abronzo, com jogadores como Zé Carlos e Haroldo que foram Campeões Mundiais com o Santos F.C, Neves que vestiria a camisa da Seleção Brasileira em 1968, o gaúcho bom de bola Joaquinzinho(com passagens por Inter de Porto Alegre, Fluminense, Corinthians entre outros clubes), Picolé foi o artilheiro mor com 22 gols marcados no campeonato de acesso, o clube Piracicabano nesse ano ainda conquistou a Taça dos invictos com 22 jogos sem derrotas!
Quando se lembram dos grandes craques que passaram por Piracicaba, Picolé é lembrado com saudades por quem viu um XV destemido e valente como diz o seu hino, numa época de ouro do nosso futebol!



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014



As eleições estão logo ai, como decidir em quem votar?
Pensando pelo lado dos partidos, o PSDB de Aécio pensa exclusivamente nas grandes corporações, em grandes obras, tem uma visão voltada a uma elite e isso é ruim, porque ao governar tem que se lembrar que cerca de 80% da nossa população é pobre, diferentemente da afirmação do PT de Dilma que diz que aumentou a classe média brasileira!
O PT por sua vez caminha em direção contrária, pensa em agradar o povão, não que isso seja mal, pelo contrário.
O problema é que o nosso povo sempre teve tão pouco, que se contenta com qualquer agradinho, como diria um amigo meu, “recebem espelhinhos e ficam todos felizes”, como nossos indígenas na colonização.
Melhor explicando, o PT governa para o funcionalismo, já o PSDB para os patrões. Precisamos na verdade um meio termo entre os dois, pois enquanto o PT pensou nesses últimos 12 anos em fazer agrados ao povão, esqueceu se de estruturar a nação, com isso a competitividade nosso foi para as cucuias.
Como manter as benesses se as empresas perdem mercado a cada dia? Com o decorrer do processo o desemprego, a alta dos juros, gasolina, inflação e o nosso PIB em regressão vão deixar o país um caos!
Apelar para o arrocho salarial como é de praxe nos governos do PSDB também não é um caminho bem visto, afinal o que os tucanos fazem com o funcionalismo público é caso de polícia, desrespeito total, que o digam os professores por exemplo, tratados com desdém pelos governantes de alta plumagem!
Aliás, se for pensar em educação nenhum dos dois partidos tem muito a dizer, inclusive a tal progressão continuada, pra mim a pior idéia já implantada nesse país, que está criando um bando de analfabetos funcionais é uma herança dos governos tucanos!
E o PSB de Marina onde entra nisso?
Bom fica o medo de ter uma pessoa que não seja preparada para administrar, apesar de ter ocupado cargo como Ministra no governo Lula, mas mesmo que tenha tino pra isso, como vai ser o relacionamento com o congresso, onde precisa ter uma maioria pra poder governar?
Já vimos esse filme antes e acabou mal, mas todos se lembram do fim de certo jovem Presidente vindo das Alagoas ou não?
Enfim é ver o que as urnas nos apresentam, que os votos sejam bem pensados, pois a turbulência vai alcançar qualquer um que assuma o Palácio do Planalto, é torcer para estar bem preparado para passar por isso aquele que a população guindar ao mais alto cargo da nação.



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

EMOÇÃO E TRAGÉDIAS



Política

O que falar da tragédia na morte do candidato a presidência Eduardo Campos?
Considerado uma das personalidades que poderia dar novos ares a nossa política tupiniquim, mesmo apesar de anos ocupando cargos de destaque do cenário atual como Ministro nos governos do PT, Governador de Pernambuco e Deputado Federal, mas pelo menos sem nenhum sinal de ver seu nome envolvido em falcatruas o que já era um excelente handicap perante os outros candidatos!
Sua vida ceifada de modo trágico deixa um vazio na esperança de um novo rumo ao país e o campo aberto para que sua candidata a vice, Marina Silva tente novamente surpreender nas eleições presidências da mesma forma que fez na eleição passada. Isso claro caso o PSB não coloque empecilhos a oficializar o seu nome como substituta natural de Eduardo Campos nesse processo.

Esporte

Falando em tragédia o futebol brasileiro continua mostrando que a sua queda diante da Alemanha durante a Copa do Mundo não foi um mero acidente de percurso, agora no Mundial Sub-20 Feminino um novo vexame, apesar de que o futebol feminino sofre com o descaso ha muitos anos, as mulheres são guerreiras sem quartel, não recebem nada e espera se tudo delas.
Já na Copa do Brasil os chamados grandes dão vexame sendo eliminados de forma categórica, quem sabe assim a bendita mídia não cai em si e percebe que dar apenas atenção a eles e tentar acabar com os chamados pequenos é um dos motivos do sucateamento de nosso futebol!

Cinema

Nesta terça-feira dia 12 passado foi lançado o documentário “Nhô Quim- O Caipira Centenário” no SESC em Piracicaba, poucos times têm o privilégio de ter um filme que conte a sua história através de quem fez a história, ou seja, seus ex-jogadores e os apaixonados torcedores!
A reação da platéia nas duas sessões que foram realizadas nesse dia dá a certeza de que foi um trabalho muito bem feito, quase três anos de trabalho pra que esse projeto saísse do papel e acabou ficando divertido, leve e emocionante!
Só de notar nos olhos dos entrevistados a viajem que fizeram no tempo assistindo o filme finalizado já dão uma alegria de dever cumprido, emocionante ver, por exemplo, o ex-goleiro Orlando voltar pra assistir a segunda sessão como se fosse a primeira vez só isso já valeu por tudo, agora vamos aos festivais!!



domingo, 3 de agosto de 2014

REVOLUÇÃO DE 1932 E O FUTEBOL

Com a revolução constitucionalista de 1932, o futebol paulista foi a campo, mas não como estamos acostumados a ver, o campo propriamente dito é o de batalha, as trincheiras, ficando esquecido o chamado esporte bretão pelos três meses que se estenderam as batalhas entre o Estado Paulista e as tropas da Federação.
Jogadores de renome como o grande Arthur Friedenreich tornaram-se combatentes e mostraram sua bravura. O próprio El Tigre acabou sendo promovido a 2° tenente do 1° batalhão esportivo pela bravura e brilhante atuação nos combates.
Em Piracicaba também, vários jogadores do XV e outros clubes da cidade foram a luta, como Chico Godói, Antonio Leme, Geraldo Toledo, Venerando Ribeiro do Valle, Petrônio Beluca entre outros.
No dia 17 de setembro de 1932 a diretoria do XV se reuniu e decidiu entregar ao MMDC todo o seu acervo de taças, bronzes, estatuetas, etc, para a campanha ouro para São Paulo, que tinha como finalidade prover as tropas paulistas na luta constitucionalista.
Foi uma época de temor e tristeza, mas também de heroísmo desses paulistas que lutaram e deram a vida pela legalidade de um país, mas houve também histórias com finais felizes, como a relatada no livro “A história do XV” do jornalista Rocha Netto, falando do esportista piracicabano Zé Torresmo que aqui transcrevo:
“No dia 29 de outubro Zé Torresmo, de regresso da Ilha das Flores, onde estava como prisioneiro de guerra, foi homenageado pelos seus amigos e familiares. Um pouco mais gordo, Zé Torresmo contava suas proezas na linha de frente e informava que precisava fazer um regime para voltar a pratica do futebol.”
Zé Torresmo era irmão de Moacir de Moraes, jogador Campeão do Interior de 1931 pelo XV e um dos técnicos do alvinegro na lendária conquista do título de 1° Campeão da Lei do Acesso em 1948.
 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PIRACICABA



Seguindo as ordens do governador da Capitania de São Paulo, D. Luiz de Antonio de Souza e Mourão, o Capitão Antonio Correia Barbosa funda oficialmente a Povoação de Piracicaba em 01 de agosto de 1767.
Hoje 247 anos depois, Piracicaba passou por muitas mudanças, algumas pra melhor, outras nem tanto!
Cidade que já foi conhecida por Atenas Paulista pela quantidade de intelectuais que daqui saíram como Sud Mennucci, Thales Castanho de Andrade, Léo Vaz, Mario Neme, Leandro Guerrini entre outros e depois em decadência na década de 80 passou a ser chamada de Amsterdam Paulista em decorrência do tráfico de drogas, Piracicaba é uma cidade de altos e baixos.
Ainda hoje nas ruas vemos a problemática das drogas e o abandono do poder público com o município, saúde em estado de caos, educação de péssima qualidade (como em todo o Brasil, diga se de passagem), segurança inexistente, o nosso rio morrendo aos poucos...
O transito então nem é bom comentar, alguns engenheiros de trânsito da cidade deveriam ter seus diplomas cassados por incompetência, apesar de que isso é decorrente em todas as cidades grandes desse país, projetos são feitos para melhorar o fluxo de carros, mas o resultado é sempre o contrário, piora gradativa.
Isso sem falar na completa falta de educação de nossos motoristas, a falta de educação no trânsito e a ignorância de um povo que se mata nas ruas por nada, ô povinho estressado!!
Mas ainda assim Piracicaba é uma cidade fantástica, difícil descrever o sentimento de quem nasceu aqui ou quem veio de longe e adotou a cidade como sua. Eu tive a oportunidade de morar fora por uns tempos, quando voltei comecei a ver com muito mais nitidez os problemas, mas também as virtudes de ser Piracicabano.
A ESALQ, o XV, o Rio Piracicaba e a Rua do Porto são motivos de orgulho e paixão, paixão que não tem explicação, quem não conhece não entende, quem conhece se rende aos encantos e isso sem falar no nosso dialeto, o dialeto Caipiracicabano como diz o nosso grande jornalista e escritor Cecílio Elias Netto.
Poucas cidades têm o seu linguajar, a sua fala reconhecida em qualquer canto desse país e nós temos esse privilégio, alguns têm vergonha, acreditam que ser caipira é um desdouro, um insulto ou motivo de chacota, mal sabem eles que é um orgulho.
Ser caipira é ser autêntico, ser expoente de uma cultura, a cultura das coisas boas da roça, de uma qualidade de vida que hoje faz muita falta no nosso mundo. Eu sou caipira, caipira com orgulho, Caipiracicabano.
Parabéns Piracicaba!!


sexta-feira, 18 de julho de 2014

DIA COMPLICADO



Dia complicado, porque não dizer triste mesmo!
O dia de hoje começou com duas noticias tristes pra mim. Ao folhear o Jornal de Piracicaba me deparo com o falecimento de Paschoal Bianchi, ou simplesmente o seu Paschoal aos 93 anos!
Vizinho dos meus avós há muitos anos, era uma pessoa boníssima e tinha um carro antigo que encantava a criançada da rua, todos queriam ver o carro do seu Paschoal, até o motor brilhava, foi uma pena quando ele trocou por um Monza(na época praticamente 0km).
Quinzista fanático não perdia um jogo! Dia de jogo do XV lá ia o seu Paschoal com sua almofadinha para o campo, quando era vitória, voltava que era só sorrisos, mas quando perdia...
A outra foi a morte inesperada do escritor João Ubaldo Ribeiro aos 73 anos, escritor de livros como “Sargento Getúlio”, “O Sorriso do Lagarto” e “A Casa dos Budas Ditosos”, tinha uma verve satírica nos seus textos que era uma delícia!
Esperava ansiosamente o domingo para ler sua coluna no “Estadão”, sempre com uma palavra complicada que ele colocava só pra sacanear e se justificava “hoje é domingo, dia de usar o dicionário”, as personagens de seus textos que se juntavam no Bar de Espanha para divagar sobre assuntos variados eram impagáveis, entre eles Toinho Sabacu e Zecamunista!
Numa época que faltam pessoas que fazem a diferença com sua personalidade, inteligência e caráter, lá se foram duas pessoas que farão falta!


quarta-feira, 11 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014



Pois é vai começar a Copa do Mundo, aquela que muitos diziam que não haveria!
Esquecendo a parte do desperdício do erário num país que falta tudo (segurança, saúde, educação, trabalho...), a minha falta de empolgação com um evento que desde criança sonhei em ver por aqui vai da completa e total falta de identificação com a hoje chamada Seleção Nacional!
Jogadores em sua maioria sem um pingo de carisma, outros que nunca vi mais gordos (modo de expressão, se não vão achar que estou falando do Hulk) e que nem jogam no país, além de um caráter duvidoso, isso sem contar a completa falta de humildade, é por eles que me pedem para torcer, sofrer, chorar??
Não, me desculpem, mas tem que haver algo mais, não consigo.
Podem falar que é falta de brasilidade e outras coisas mais, mas não, é por ser brasileiro mesmo, por ter aquela coisa de ter que sentir o calor da amizade, da doação, de preocupação uns com os outros, coisa que o brasileiro com todos os defeitos que possa ter não nega a ninguém e não vejo isso com relação a Seleção.
Até a copa de 86 existia um clima diferente, o futebol era diferente, quem dúvida é só ver vídeos das copas anteriores, da copa de 82, por exemplo, ver o que aqueles jogadores faziam em campo e lembrar o que fazem os de hoje já dá um desestimulo absurdo, o futebol morreu!
Hoje qualquer cabeça de bagre joga
Falta àquela pessoa que dá liga, que além daquele futebol belo e envolvente, tenha uma relação real com o nosso povo, um Sócrates, por exemplo, artista dentro do gramado, politizado e inteirado com os problemas da nação fora dele, sem medo de dar sua opinião, não era um semi deus(sim, com d minúsculo) como os de hoje, cercado de seguranças e alheio a tudo que acontece a não ser com suas próprias festas e orgias.
Por isso não estou nem ai se o Brasil vai se hexa, hepta ou qualquer coisa próxima disso, não há ganhos pra nós com isso, só esses pretensos semi deuses é que ganharão mais alguns milhões em suas gordas contas correntes e daqui a dois ou três meses voltam a ignorar o que acontece com o nosso povo, simples assim!
Quanto aos gastos feitos, eu também acho que foi em coisa desnecessária, temos outras prioridades, mas como o mal já está feito e o dinheiro é nosso mesmo, aqueles que quiserem e puderem aproveitem, nosso povo merece um pouco de diversão!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

FÉRIAS



Férias, quem diria elas chegaram!
Apesar de gostar muito do meu trabalho e principalmente das pessoas com quem trabalho, é muito gostoso poder tirar um tempo pra nós, é ou não é?
Viajar, conhecer novos lugares (e visitar os velhos também) dá uma renovada no ânimo e na pessoa!
Sabe aquela sensação de não ter hora pra nada, principalmente para acordar? Quem sabe poder sentir o cheiro e a brisa do mar...
Bom elas chegaram e convêm aproveitar, para voltar com gás total depois, afinal o ano ainda está pela metade e muita coisa ainda vai rolar, algum de vocês consegue se desligar completamente de tudo por um tempo?
Pois deveriam, que tal ler aqueles livros que esperamos arranjar um espaço que seja pra começar ou terminar, eu mesmo tenho uns três que comecei e não tive como terminar ainda (agora vai!).
 Parece que não, mas nos enchemos de tanto compromisso que esquecemos de nós mesmos, de nossas necessidades e as férias vem pra que possamos retomar isso, fazer um rearranjo nos nossos projetos, ver o que realizamos, o que deixamos de lado e o que vale levar adiante.
A alma fica leve, livre, cheia de esperanças, por quê? Mas elas chegaram e se me dão licença, até mais que vou aproveitar!!!
Inté!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SEMANA SANTA



A Semana Santa chegou mais uma vez e é impossível não passar pela minha cabeça as lembranças da Páscoa na minha infância. Lembro que meus pais e principalmente meus avós na Sexta Feira Santa ficavam num silêncio sepulcral, não se podia ligar o rádio, falar alto, fazer brincadeiras, pois era um dia de luto, luto pela morte de Cristo.
Nem os serviços de casa podiam ser feitos, lembro que me falavam que se alguém lavasse as roupas neste dia as roupas pegavam fogo no varal, pois era pecado trabalhar, comer carne então nem pensar!
As crendices e lendas que se contam ainda hoje no interior sobre seres fantásticos que costumam surgir na época da Quaresma também me fascinavam, Mula sem Cabeça, Lobisomem, o Saci, isso sem falar nas superstições.
Algumas delas como curiosidade:
Na Sexta Feira Santa deve se tomar café amargo, porque os Judeus deram fel amargurado para Cristo na cruz, também era proibido olhar no espelho nesse dia, pois aparecia outra imagem, às vezes o próprio demônio.
Dançar somente até a meia noite da quarta-feira de cinzas, quem dançar além desse horário pode acabar vendo o demônio e acabar ficando com rabo e pé de cabra.
A mais assustadora é a procissão dos mortos, conheço algumas pessoas que dizem já ter visto. Na Sexta-Feira Santa os mortos saem dos cemitérios, todos vestidos de branco saudando o aparecimento de Cristo entre eles. Só vê a procissão quem sai a Sexta-Feira Santa para fazer festa.
Uma tradição que vem sumindo, mas ainda é praticada é a malhação do Judas, aqui em Piracicaba a muito já não vejo essa brincadeira que alegrava a molecada. Lembro de uma feita num terreno perto do Palmeirinhas e do Pão de Açúcar, um local que hoje existe um prédio, não sei se eu que era muito pequeno, ou o pau de sebo que era muito alto, mas era de arrepiar ver os meninos subirem tão alto pra conseguir as prendas ali penduradas!
Agora tem um fato, na verdade uma cena, que sempre me vem a mente nessa época e me deixa reflexivo, tanto na encenação da Paixão de Cristo (que já faz alguns anos não consigo ir) ou nos poucos filmes relativos à data que consigo ver na TV. Na madrugada cercado por estranhos e guardas enquanto Jesus era interrogado, Pedro o nega três vezes, nisso se escuta o cantar do galo!
Às vezes me pego acordado nas madrugadas da Sexta-Feira Santa para sábado pra escutar o galo e nisso penso, o mundo ainda o nega!


sexta-feira, 21 de março de 2014

COSMOS



Quinta feira passada, dia 13/03 estreou no canal a cabo NatGeo, com transmissão simultânea nos canais Nat Geo Wild, Fox, FX, Fox Life, Bem Simples, Fox Sports, Fox Sports 2 e Fox & Nat Geo HD, o remake do seriado Cosmos e a partir dessa semana(dia 20) será apresentado todas as quintas as 22h30 no NatGeo.
Quem assistiu o original na década de 80 deve entender a minha empolgação com essa notícia. Aqui no Brasil era transmitido aos domingos a noite na Rede Globo e reprisado cada episódio aos sábados de manhã e eu não perdia um!
O apresentador e criador desse seriado, o astrônomo Carl Sagan era um dos papas da ciência na época e com sua explicação simples, carismática e de certa forma poética deixava muito mais fácil e gostoso aprendermos um pouco sobre os mistérios do universo.
Aprendi e me encantei muito mais com a ciência assistindo Cosmos do que nos bancos escolares.
Carl Sagan morreu, mas o apresentador do repaginado Cosmos Neil deGrasse Tyson é um dos seus pupilos, a diretora e roteirista é a viúva de Carl, com os efeitos especiais de hoje e o didatismo de Tyson a série promete ser mais uma vez um grande sucesso.
Esperei 30 anos para poder rever Cosmos, quem tiver curiosidade de assistir não vai se arrepender é conhecimento e diversão garantida!

quinta-feira, 6 de março de 2014

QUARESMA-TEMPO DE REFLEXÃO



Bom finalmente passou o Carnaval e vai começar o ano efetivamente, pelo menos é o que dizem!
Tudo bem que ainda temos pela frente Copa do Mundo, eleições e outros eventos mais que se levarmos a ferro e fogo 2014 deve começar mesmo é lá por 2015, mas isso não é nada, brasileiro está acostumado com essa vida de faz de contas.
Mas mudando de assunto, agora nos preparamos para a Páscoa, entramos na quaresma e o que mesmo vem a ser a quaresma?
Quaresma é o tempo litúrgico que antecede a Páscoa cristã, que é celebrada principalmente pelas igrejas católicas e ortodoxas e a expressão quaresma vem do latim “quadragesima dies” (quadragésimo dia).
É interessante ver a dualidade que passamos em tão pouco espaço de tempo, a comemoração do Carnaval que é em si uma festa pagã relacionada aos solstícios de inverno e equinócio primavera no hemisfério norte também conhecido como festa da carne ou prazeres da carne e a quaresma um tempo de reflexão e recomeço, de se arrepender dos pecados.
O número 40 é muito comum nas passagens da Bíblia, portanto é uma passagem de tempo simbólica digamos assim, começa a partir da quarta feira de cinzas, como uma lembrança da fragilidade da vida e o dever da conversão e mudança de vida. Normalmente nesse dia e na sexta feira santa os fiéis são aconselhados a jejuar e não comer carne, assim como na sexta-feira santa, muitos fiéis levam a sério o jejum e passam o tempo da quaresma sem comer carne, ou distante das bebidas também.
Reflexão é uma coisa que precisamos fazer sempre, seja na nossa vida pessoal, profissional, nas atitudes que tomamos ou deixamos de tomar e sobre tudo aquilo que nos cerca, somente assim podemos buscar as melhoras necessárias.
Não sei se os nossos governantes têm essa prática, de refletir e repensar suas ações e projetos, o que seria muito bom, às vezes mudanças fazem bem, principalmente quando as coisas não vão bem, e existem termômetros para saber quando há algo errado.
Mas enfim, voltando à quaresma, a quaresma é mesmo uma preparação para a Páscoa, que é um recomeço ai vem à pergunta, será que o ano começa mesmo agora, ou recomeça depois da Páscoa?